Carregando...

Um bom network pode ser o ponto chave para o sucesso nos negócios

Um bom network pode ser o ponto chave para o sucesso nos negócios

A palavra network é uma das mais usadas no mundo dos negócios atualmente. Mas você sabe o real significado dela? O termo network vem da junção de net (rede, em inglês) e work (trabalho, em inglês). Traduzindo literalmente, network quer dizer "rede de trabalho". Trata-se da rede de relacionamentos interpessoais que podem auxiliar na concretização e sucesso de negócios, marcas e produtos.

Ao definir uma rede forte de relacionamento é possível desenvolver ideias e criar novas oportunidades. Estabelecer uma boa base de contato é a chave para expandir empreendimentos. Porém, para manter a sua rede ativa, é necessário muito planejamento, além de administrar seu tempo e definir as ações que serão desenvolvidas.

Pensando nisso separamos alguma dicas que podem ajudar na organização com sua rede e ações.


1- todos contatos são importantes:

Você já parou para pensar quantas pessoas conheceu ao longo da vida? Alguns podem ter sido fundamentais seja para o seu crescimento pessoal ou profissional. É hora de resgatar esses contatos, as redes sociais podem facilitar esse processo. Não perca tempo, faça uma lista de pessoas que você não fala há algum tempo e procure por elas.


2- Busque uma identificação:

Quando você conhece alguém, ou reencontra uma pessoa, a conversa precisa ser agradável. Por isso, fala sobre assuntos que têm em comum, assim a conversa flui e vocês podem aproveitar a companhia mútua. O assunto não precisa, necessariamente, ser sobre trabalho, porém, fuja de assuntos polêmicos.


3- Opte por encontros pessoais:

Aplicativos de mensagens ajudam muito e, claramente, economizam muito tempo. Mas, o network, é necessário fora das redes sociais. Não desperdice a oportunidade de uma boa conversa pessoalmente. O ideal é ir até a pessoa, em um local da escolha dela. Isso mostrará gentileza e deixará o seu novo contato mais confortável.


4- Seja simpático:

"A primeira impressão é a que fica", essa frase precisa ser lembrada. O primeiro contato, seja pessoalmente, por telefone ou na internet, exige atenção. Aproxime-se de maneira respeitosa, apresente-se, explique o que faz, como e porque chegou até a pessoa. Mostre interesse na pessoa e em seus projetos.


5- Marque presença nos eventos:

Encontrar um espaço livre na agenda, muitas vezes, não é fácil. Mas é importante. Ir a eventos corporativos é a melhor maneira de conhecer pessoas e estreitar relações. Porém, vá preparado. Procure saber quem estará lá, leve cartões de visita, certifique-se do tema que será abordado e estude o assunto. Eventos desse tipo são um ótimo momento de integração.


6- Chegue cedo:

Quando você participa de eventos com o objetivo de estabelecer contatos, chegar cedo tem muitas vantagens. O ambiente ainda não estará totalmente cheio e as pessoas vão estar mais disponíveis a uma conversa. Dessa forma, você consegue estabelecer uma estratégia de abordagem. Isso também evitará que você passe tempo demais no evento sem necessidade.


7- Cuide da sua rede:

Não é legal quando conhecemos uma pessoa e depois ela só nos procura quando precisa. Não deixe que isso acontece com a sua rede. Procure deixar o canal aberto para manter contato. Envie cartões em datas importantes e garanta que não esqueceram de você.

Use essas dicas para estabelecer um bom network e, assim, atingir seus objetivos.