Carregando...

Cooperar é uma das formas mais eficazes de empreender

Cooperar é uma das formas mais eficazes de empreender

O cooperativismo é uma alternativa socioeconômica diferenciada, que se apresenta com a proposta de esforço comum, visando o benefício de todos. Na prática, a ideia é reunir pessoas com interesses e objetivos comuns para trabalhar de forma a alcançarem benefícios maiores para todo o grupo.

No Brasil, esse modelo ganha cada vez mais reconhecimento e aceitação. O motivo desse sucesso são as vantagens que o cooperativismo tem a oferecer a quem opta por esse modelo de gestão.

Um dos principais diferenciais do cooperativismo é o seu modelo societário. Os envolvidos, são donos e responsáveis pela gestão do seu negócio. A gestão é democrática, você terá total poder sobre os seu negócio. Além disso, o modelo permite que, com o esforço e foco, todos tenham chance de sucesso.

Crescimento contínuo

Desde a sua criação na Inglaterra, no século XIX, o cooperativismo se mostrou tão eficaz, que não parou de crescer, atestando o conhecido ditado popular, que diz que a "união faz a força". Em países onde a cultura cooperativa é mais forte, momentos de crise são de menor intensidade. Alemanha, Noruega e Holanda são exemplos desse cenário.

Inovação e aprendizado constante

Engana-se quem imagina que o cooperativismo se restringe à instituições primárias, com pouca tecnologia ou carentes de uma gestão organizacional. Todo trabalho é realizado de forma que todos possam crescer. Por isso, há uma grande busca pela capacitação e amparo de quem adere ao cooperativismo como modelo base de negócio. Isso garante que o empreendedor tenha uma base forte e garantia de expansão sem riscos desconhecidos.